Gilberto Gil faz show de encerramento no Canto 2013 em Pirenópolis

A Secretaria da Cultura (Secult) divulga a programação da 14ª edição do Canto da Primavera, que será realizado de 25 a 29 de setembro em Pirenópolis. Neste ano, estarão na cidade turística cinco atrações nacionais e uma internacional, além dos 30 artistas goianos escolhidos por meio de curadoria independente. Os selecionados serão divulgados ainda nesta semana.

Na quarta-feira, dia 25, subirá ao palco na abertura do Canto 2013 a cantora revelação Virgínia Rodrigues, descoberta por Caetano Veloso durante ensaio do Bando de Teatro Olodum, em Salvador, em 1997. Virgínia Rodrigues é conhecida por canções populares e líricas influenciadas por música clássica, samba e jazz, numa mistura que integra ainda referências a entes do candomblé e umbanda.

Na quinta-feira, dia 26, quem se apresenta em Pirenópolis é o violonista Gilvan de Oliveira. O cantor, compositor, professor, arranjador e diretor musical possui formação clássica e é reconhecido por manter carreira no exterior. Tem diversos títulos e prêmios recebidos por seu trabalho.

Na sexta-feira, dia 27, os destaques do Canto 2013 são o rapper Emicida e a atração internacional The Legendary Tigerman. Repórter e produtor musical brasileiro, Emicida é hoje considerado uma das maiores revelações do hip hop, em especial do underground hip hop nacional. Sua carreira teve início na década de 1990 e hoje Emicida acumula milhares de acessos no YouTube e cerca de 900 mil visualizações do seu perfil no MySpace. Já The Legendary Tigerman é o nome artístico de Paulo Furtado, um artista, vocalista e músico português que mantém como peculiaridade o estilo de homem-orquestra. Ele consagrou carreira tocando guitarra e bateria sozinho em palco. Até hoje, lançou cinco álbuns: Naked Blues (2002); Fuck Christmas, I Got Blues (2003); In Cold Blood (2004); Masquerade (2006); e Femina (2009).

No sábado, dia 28, a grande atração do Canto 2013 é a cantora e compositora carioca Fernanda Abreu. Fernanda iniciou carreira na banda Blitz, na década de 1980, e, posteriormente, seguiu carreira solo influenciada pelo samba, sambalanço, disco music, rap, funk e pelo peculiar funk carioca. Em 2006, a cantora gravou o cd MTV ao Vivo dando nova roupagem aos seus sucessos solo e fazendo uma releitura de A Dois Passos do Paraíso, sucesso de 1983. A carioca já contabiliza na carreira 11 álbuns lançados, sendo três deles com a Blitz.

Gilberto Gil
E no domingo, dia 29, o destaque de encerramento do festival é Gilberto Gil. Ex-ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil é um artista completo que se consagrou além da área musical. Político, cantor, compositor, multi-instrumentista, escritor, ambientalista, filósofo e intelectual brasileiro conhecido por sua inovação musical e por ser ganhador de prêmios Grammy, Grammy Latino e ser reconhecido pelo Unesco como “artista pela paz”, em 1999. Em sua carreira, já possui mais de 50 álbuns.