Social: Programas do governo beneficiam Nordeste goiano

Responsável pelas políticas de Assistência Social, Garantia de Direitos e Emprego em todo o Estado, a Secretaria de Trabalho e Cidadania alcança hoje 227 beneficiados nos programas Jovem Cidadão e PlanteQ na região do Nordeste goiano. Entre os municípios em que a presença dos programas mais se destaca estão Posse, Iaciara, Flores de Goiás e Alvorada do Norte.

Em Posse, 58 jovens são atendidos pelo Jovem Cidadão; em Iaciara são 50; em Flores de Goiás, 33 e, em Alvorada do Norte, são seis jovens. O Programa Educacional Remunerado – Jovem Cidadão atende aos adolescentes interessados em se capacitar profissionalmente para ingressar no mercado de trabalho. Possui caráter educativo, composto pelas fases de teoria e prática. O principal objetivo do programa é proporcionar aos adolescentes uma educação cidadã, visando à inserção social, dando-lhes oportunidades de aprendizado e o convívio em um ambiente saudável de trabalho, evitando que estes permaneçam ociosos ou até mesmo nas ruas.

Outro programa da Secretaria, o PlanteQ, também está presente na região, atendendo 40 pessoas em Flores de Goiás e 40 em Iaciara. O objetivo do PlanTeQ é atender os beneficiários dos programas Bolsa Família, Brasil sem Miséria e ainda os trabalhadores que não têm Carteira de Trabalho assinada, mas já estão cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine). O curso tem duração de 240 horas, é totalmente gratuito, sendo garantida a inserção no mercado de trabalho dos alunos, que recebem material didático, uniforme e refeição. A região do Nordeste Goiano dispõe de 80 vagas para o programa, nos cursos de Cabeleireiro, Costureira, Recepcionista e Vendedor.

Formação profissional

Beneficiária do Programa Renda Cidadã.

Através dos programas de formação profissional, são atendidos em todo o Estado 2.624 jovens, de 16 a 18 anos. A inserção de adolescentes no mercado de trabalho visa colaborar com a retirada dos jovens das situações de risco social, do envolvimento com as drogas e potencializar seus estudos para se transformarem em adultos aptos ao mercado de trabalho, além de atender as famílias em situação de vulnerabilidade social, enfatizando o aprendizado e a formação do jovem, de forma a possibilitar a inicialização de uma carreira profissional.

O objetivo do treinamento é proporcionar aos jovens maior responsabilidade em suas ações, conhecimento de seus direitos e deveres, e segurança nas decisões, além de fortalecer a autoestima, propiciar melhoria dos relacionamentos sociais dos jovens, e incentivar a continuidade dos estudos.

Atendimento do Programa Renda Cidadã - Pão e Leite.

Programas

Por conta da extensa rede e da variedade de atendimentos, inúmeras ações e programas da Secretaria de Cidadania e Trabalho são realizadas em parceria com os governos federal e municipais, ONGs e a sociedade civil organizada. Para levar a cabo o compromisso de melhorar a qualidade de vida da população em situação de risco e vulnerabilidade social do Estado, o Governo do Estado lança mão dos programas:

Renda Cidadã – programa de transferência de renda do Estado de Goiás que, por meio do auxílio financeiro mensal, atende em caráter temporário as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O programa, buscando o fim do ciclo da reprodução da pobreza, atende grupos familiares vulnerabilizados com baixa renda familiar e em situação de risco social e pessoal, tais como: portadores de deficiência, hemofílicos, portadores de hanseníase, epilepsia, doença renal crônica, soro positivo, de CA, fibrose cística e anemia falciforme.

Pão e Leite – fornece às entidades da sociedade civil sem fins lucrativos e unidades de atendimento socioassistenciais renda mensal correspondente a cada pessoa atendida pela entidade, visando à aquisição de leite e pão como forma de apoio nutricional e isenção das tarifas de água e energia elétrica.

Concessão de passaporte do idoso  (Foto: Eduardo Ferreira)

Passaporte do Idoso e Passe Livre – foi criado em Goiás visando garantir o efetivo exercício do direito de ir e vir em todo o Estado de Goiás, com dignidade e respeito à pessoa idosa, oferecendo condições que garantam o exercício pleno da cidadania na velhice. Já o Passe Livre é uma carteira emitida para pessoas com deficiência, com renda até um salário mínimo, que permite ao portador da mesma transitar sem custos nos ônibus intermunicipais, no Estado de Goiás.

Balcão de Direitos – oportuniza a população do Estado, em situação de vulnerabilidade social, o acesso a serviços essenciais, tais como: assistência jurídica ampla e emissão de documentação civil básica, além de noções sobre direitos humanos. Os serviços são realizados de forma itinerante, atendendo prioritariamente as populações que residem em locais de difícil acesso, visando a promoção da cidadania e dos direitos humanos.

Cidadania nos Bairros – projeto instituído pela portaria 194/2011 GAB SECT para dar oportunidade à população vulnerabilizada em decorrência da pobreza, o acesso a serviços essenciais, assistência jurídica, além de documentação civil básica. Uma das características do Projeto é atender prioritariamente as pessoas residentes em áreas isoladas e distantes de centros urbanos, visando promover o exercício da cidadania para os moradores de Goiânia e Região Metropolitana.

Casamento Comunitário – tem como objetivo proporcionar aos casais carentes que já convivem maritalmente e nunca regularizaram a sua situação civil, a oportunidade de legalizarem o seu matrimônio. O programa abrange todos os municípios goianos, e anualmente acontece nos locais cujos cadastros foram realizados pelas Assistências Sociais dos Municípios.

Fonte: Goiás Agora